Dicas para Escolher o Seu Yoga Mat


img_8224

Comecei a praticar Yoga há um ano e desde então venho sonhando em ter meu próprio mat!
Oficialmente, o Yoga chegou no Brasil  em 1936 e a cada ano ganha mais adeptos. Mas apesar da popularidade, ainda é difícil encontrar mats por preços acessíveis no Brasil.
Antes de escolher seu mat é importante levar em considerações alguns aspectos básicos.

Material

O mat foi criado na década de 80, na Alemanha, pelos professores de Yoga Angela Farmer e Victor van Kooten. Os materiais usados na confecção dos mats eram o látex sintético e o PVC. Mas por motivos ecológicos, outros materiais sustentáveis começaram  a ser usados também, como a borracha natural e o TPE.
No Brasil, os materiais mais populares na fabricação de mats são o PVC e o EVA.

Tamanho

O padrão oficial dos mats é de 1,82 m de comprimento, 60 cm de largura e espessura de 6mm.
Para escolher um mat ideal é importante levar em consideração as medidas do yogi(ni). O comprimento do mat deve ser maior que altura de quem vai usá-lo. A espessura vai depender do tipo de material e uso do mat. Quanto maior a espessura, mais pesado o mat será.

Onde Comprar

Eu procurei em algumas lojas físicas em São Paulo, como a Centauro e a Bayard, mas não encontrei muitos modelos de mats disponíveis. Aliás, algumas lojas listam tapetes de pilates como se fossem Yoga mats, por isso fique sempre atento nas medidas do produto!
Eu queria muito um mat pink! Por uma questão de custo/benefício, acabei optando por um mat de EVA de um fabricante que só vende em lojas online, a Muvin. Comprei através da loja online da academia Rythmoon, chegou bem mais rápido do que eu esperava (menos de uma semana com a opção de "frete Rythmoon").


Ter um mat próprio realmente tem me ajudado muito na minha prática de ásanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário